terça-feira, 17 de abril de 2012

ANIMAL PRINTS


Cavalli popularizou estampas de bichos

O estilista italiano Roberto Cavalli está há mais de 40 anos no mundo da moda. Estampas de animais, estilo sexy e extravagância são suas marcas
Foto: Carlos BessaNão há meio-termo para a moda de Roberto Cavalli. As fãs, muitas famosas, veneram o estilista por seus vestidos sexy e ultrafemininos. Já os críticos veem nessas mesmas peças uma sensualidade exagerada, com um pé no over. O fato é que nada que o italiano cria passa despercebido.
Sob o lema “ame-o ou deixo-o”, em 2010,  o estilistacompletou 40 anos no mundo fashion, e 70 de vida, com uma popularidade incrível. Além da marca que leva seu nome, ele tem linhas de acessórios, perfumes, relógios, joias, moda masculina e infantil e a Just Cavalli (com preços mais acessíveis) em mais de 50 países.
O caminho até a fama foi pouco usual. Nos anos 60, quando iniciou seu trabalho como criador, Cavalli não desenhava roupas – e sim estampas. ­Essa particularidade foi um dos prin­cipais motivos do êxito de sua marca. Também estavam presentes, desde o início, suas famosas animal prints. “Sempre gostei de viajar o mundo procurando inspi­rações. Adoro ficar observando a natureza – especialmente os animais e as flores – e ­trazê-la para a moda”, costuma declarar em entrevistas.
Em Florença, cidade em que nasceu e onde vive e trabalha até hoje, Cavalli começou a construir seu rei­nado. Dois anos após o primeiro desfile, na França, abriu uma loja em Saint-Tropez e sua moda extravagante logo fez sucesso entre as chiques, e nos anos seguintes novas butiques pipocaram ­pela Europa e pelos Estados Unidos.
Em 1977, aos 37 anos, Roberto Cavalli se casou com a modelo Eva Duringer (17 anos mais nova). Os dois se conheceram no concurso de Miss Universo, dois anos antes. Eva concorria como miss Áustria, e o estilista era um dos jurados. Sócia de Cavalli há 30 anos, ajudou a divulgar o estilo sexy and wild do estilista.
Na década seguinte, nos anos 90, Cavalli já fazia parte, com seus conterrâneos Gianni Versace, Giorgio Armani, Domenico Dolce e Stefano Gabbana, do crème de la crème da moda mundial. Era natural, portanto, que celebridades de primeiro time o adotassem. A lista é imensa: Victoria Beckham, Madonna, Britney Spears e Lenny Kravitz, entre muitos outros.
Em 1999, Cavalli lançou sua primeira coleção masculina. Foi ele, aliás, quem vestiu Michael Jackson nos últimos anos de sua vida.
Do red carpet ao mundo

Em 2007, veio o trabalho que levou Cavalli a uma multidão de con­sumidoras afoitas. Convidado pelo magazine de fast fashion H&M a desenhar uma coleção com edição limitada, ele conquistou sucesso retumbante. Em pouco mais de uma hora, todos os minivestidos dourados, com estampas de animais e afins, se esgotaram. “Foi uma experiência fantástica. Um ótimo exercício fashion”, conta.



ROBERTO CAVALLLI - ICONIC LEOPARD
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário