sexta-feira, 27 de abril de 2012

STAND UP PADDLE



Não se sabe bem ao certo a origem do Stand Up Paddle Surf, pois o esporte tem várias raízes, tanto no Peru, como no Havaí. "O Stand Up é bem divulgado no Havaí e agora está contagiando outros países também".
Stand up paddle surf já percorreu um longo caminho a partir de suas raízes em que foi utilizado pela primeira vez no Havaí pelos famosos beachboys. Consenso geral entre os historiadores é que o surf empresarial beachboys teria remos superdimensionada e tábuas como prancha nas lotados Waikiki , para tirar fotos de turistas que queriam aprender a surfar. 
Hoje o Stand Up Paddle é uma febre no Hawaii e está chegando com tudo pelo mundo afora e aqui também.
Surf praticado em pé e com o uso de remos. Assim pode ser definido, de forma básica, o Stand Up Paddle Surf, uma variação do surf, que ainda está começando a se difundir no Brasil. O Stand Up já atrai vários adeptos e para praticar, só são necessários uma prancha e um remo.
O SUP pode ser praticado por mulheres, homens, crianças, e sem qualquer preparação física.













Crianças e adultos que não sabem nadar devem usar coletes salva-vidas e ser acompanhados por um adulto.
"Todo mundo pode pratica. Para começar, é preciso ter uma prancha de 10 a 12 pés, mais larga e mais grossa que as do surf convencional para dar mais estabilidade ao atleta. É necessário também um remo, do estilo canoa havaiana, e o tamanho deve ser sempre um palmo acima da cabeça".
O Stand Up é uma maneira diferente de se relacionar com as ondas e com o oceano. De lagos e lagoas, rios aos principais picos de surf do planeta.
Existem hoje duas modalidades no Stand Up Padlle: O Stand Up Surf e o Stand Up Crossing.
Kelly Slater
A prática do esporte mantém o preparo físico e está se tornando popular entre os surfistas.  Tanto, que até vários atletas aderiram ao Stand Up, como Kelly Slater, Brian Keaulana, Todd Bradley, Rob Machado, Carlos Burle e Fernanda Keller.
O Stand Up Paddle ou SUP é semelhante ao surfe, porém, o início é imediato, as pessoas saem praticando no primeiro dia. Não precisa ser atleta, ou praticante de outro esporte. 
O SUP, stand up paddle, chegou para permitir as pessoas, não atletas, de praticarem um esporte emocionante, com vários níveis de graduação. Contudo, a grande diferença, e ao contrário do surfe, qualquer pessoa consegue ficar de pé na prancha, remar, e curtir muito, no primeiro dia. Realmente, uma sensação muito emocionante para quem não pratica nenhum esporte, e tem vontade de começar algo diferente, seja sozinho, com amigos e/ou com a família.




No primeiro dia de prática, a pessoa já rema, fica de pé, e curte. 
Para quem odeia uma esteira de academia, o SUP é amor a primeira vista, você pode remar com amigos, parentes, até sozinho, sendo um esporte aeróbico e completo.
O SUP, por trabalhar em cima de uma superfície móvel (a água), exige do praticante, um trabalho de equilíbrio constante. Mesmo a pessoa iniciante ou a pessoa mais experiente tem que manter as pernas e o abdômen contraídos para a mantença do equilíbrio. Não é difícil ficar de pé, mas existe uma trabalho de todo o corpo, pés, pernas, abdômen, braços.
Você sente trabalhar todos os grupos musculares, os ligamentos e utiliza até princípios da yoga e do Pilates.
O SUP é contato direto com a natureza. Em lagos, barragens e rios é um esporte contemplativo, e de consciência ecológica. Praticar o SUP em rios é emocionante.  Despertando para a preservação da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário